segunda-feira, 22 de março de 2010

Dieese: 80% dos salários subiram mais que a inflação em 2009

A política de valorização do salário mínimo adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não beneficia apenas os que recebem o piso nacional. Também tem impacto positivo nas negociações salariais de categorias que recebem salários superiores ao mínimo.

A constatação é do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que divulgou na semana passada o balanço das negociações salariais de 2009. A pesquisa revelou que, mesmo com a crise econômica internacional, 80% das categorias afetadas obtiveram aumento real de salário, conquistando reajuste acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), apurado pelo IBGE.

O Dieese constatou ainda que, apesar da desaceleração de 0,2% registrada na economia em 2009, os contratos dos trabalhadores do setor de serviços com ganho real avançaram 11,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A pesquisa abrange 692 negociações realizadas nas diferentes regiões e em todos os setores da economia (indústria, comércio e serviços), com exceção da agropecuária.

Na avaliação do vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, do deputado Vicentinho (PT-SP), a pesquisa do Dieese revela a tranquilidade do mercado de trabalho e a confiança que a classe empresarial tem nas políticas econômicas do governo Lula. “O resultado é excepcional e mostra que na nossa economia é sólida e continua em pleno desenvolvimento. E o mais importante: os trabalhadores estão sendo valorizados por parte dos empresários”, afirmou. Vicentinho destacou ainda que gerar emprego e garantir bons salários é “um desafio e uma bandeira do nosso governo”.

Para a deputada Emília Fernandes (PT-RS), também da Comissão de Trabalho, a inciativa privada superou o período da crise financeira internacional, sustentada pela política adotada pelo governo Lula. “Por isso é possível manter o curso do desenvolvimento econômico com recuperação salarial e valorização dos trabalhadores”. Ela enfatiza que foi muito positivo o ganho real da massa trabalhadora ter avançado 11,1 pontos, mesmo com uma desaceleração de 0,2% da economia no ano passado. “O nosso mercado de trabalho está vivendo uma fase muito boa, com ganho real na iniciativa privada para a maioria das categorias e com um salário mínimo que já chegou a US$ 200”, acrescentou Emília, lembrando que a meta do governo Lula era subir o mínimo para U$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou contra esse troço de moderação, porem, meus chapas que postarem suas atrocidades poraqui, isso não impede de voce responder pelas suas declarações infelizes, pois quem fala demais da bom dia a cavalo!